A Síndrome do Manguito Rotador é uma condição médica que afeta o ombro. O manguito rotador é composto por um grupo de 4 músculos e seus tendões que envolvem a articulação do ombro: supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. Quando esses músculos e tendões são lesionados ou inflamados, pode causar dor e limitação de movimento. A síndrome do manguito rotador pode ser causada por lesões, envelhecimento, atividades repetitivas, dentre outras causas.
Os sintomas podem incluir dor no ombro que piora com o movimento ou ao dormir, fraqueza no braço e dificuldade em levantar objetos. Em casos mais graves, a dor pode ser constante e limitar a capacidade de realizar atividades cotidianas. É importante procurar um médico especialista assim que os sintomas aparecem para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
O tratamento pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas. Em casos leves, pode ser suficiente repouso, fisioterapia e analgésicos. Além disso, pode ser indicado infiltrações e/ou tratamento por ondas de choque. Em casos mais graves, pode ser necessário cirurgia para reparar os danos nos tendões. A recuperação pode levar de semanas a meses, dependendo da gravidade da lesão e do tratamento escolhido.
A prevenção da síndrome do manguito rotador envolve evitar atividades que possam sobrecarregar a articulação do ombro e fortalecer os músculos do manguito rotador. Manter uma postura adequada e fazer pausas frequentes durante atividades repetitivas também pode ajudar a prevenir a síndrome do manguito rotador.
Copyright © 2024 Dra Natalia Paiva – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.