A paraplegia e a tetraplegia são condições que afetam a mobilidade e a sensibilidade das pernas e/ou braços. Elas são causadas por lesões na medula espinhal, que podem ocorrer devido a acidentes ou doenças.
Os sintomas da paraplegia incluem perda total ou parcial da sensibilidade e do movimento das pernas, além de problemas com o controle da bexiga e do intestino. Já os sintomas da tetraplegia incluem perda total ou parcial da sensibilidade e do movimento dos braços e das pernas, além de problemas com a respiração, controle da bexiga e do intestino.
O tratamento da lesão medular é interdisciplinar e a depender das necessidades de cada paciente pode contar com diversos profissionais como terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, neurologista, urologista e fisiatra.
O fisiatra é um especialista em medicina física e reabilitação que pode ajudar na reabilitação dos pacientes com paraplegia e tetraplegia. Será desenvolvido um plano de tratamento personalizado para cada paciente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a independência funcional. Além disso, ele pode atuar na prevenção e tratamento de complicações secundárias a lesão medular tais como a dor crônica, espasticidade, lesão por pressão, disrreflexia autonômica, osteoporose, bexiga e intestino neurogênicos.
Se você ou alguém que você conhece tem lesão medular, não hesite em procurar ajuda profissional de um fisiatra.
Copyright © 2024 Dra Natalia Paiva – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.