A osteoporose é uma doença óssea em que há perda de massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, o que resulta em ossos menos densos e mais frágeis. Ela é mais comum em mulheres na pós-menopausa, mas também pode afetar homens e pessoas mais jovens com certas condições médicas ou que usem certos medicamentos.
Os sintomas geralmente não aparecem até que ocorra uma fratura. As fraturas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no quadril, coluna vertebral e punho.
O exame padrão ouro para o diagnóstico de osteoporose é a densitometria óssea.
O tratamento inclui exercícios físicos para fortalecer os músculos e os ossos, além de medicamentos que ajudam a diminuir a perda óssea. Também é importante manter uma dieta rica em cálcio e manter os níveis adequados de vitamina D, seja através da exposição ao sol ou suplementação, para ajudar a manter a densidade óssea.
O fisiatra pode ajudar a prevenir e tratar a osteoporose, desenvolvendo um plano de tratamento personalizado para cada paciente. Ele também pode ajudar a gerenciar as complicações associadas à osteoporose, como lesões e fraturas. Se você ou alguém que você conhece tem osteopenia ou osteoporose, não hesite em procurar ajuda profissional de um fisiatra para prevenir e tratar a condição.
Copyright © 2024 Dra Natalia Paiva – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.