O AVC é uma condição médica que ocorre quando o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido ou reduzido, causando danos aos tecidos cerebrais. A reabilitação é um processo importante para a recuperação do paciente e o fisiatra desempenha um papel fundamental durante o tratamento.
A depender das necessidades de cada paciente, a reabilitação após um AVC pode contar com uma equipe de vários profissionais como fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, enfermeiro e serviço social.
A fisioterapia visa melhorar a força, coordenação e equilíbrio do paciente, enquanto a terapia ocupacional ajuda o paciente a recuperar habilidades diárias, como se vestir, comer e tomar banho. Já a fonoaudiologia pode ajudar o paciente a recuperar a habilidade de falar e compreender a fala, além de recuperar a habilidade de engolir alimentos e líquidos com segurança. Além disso, o psicólogo pode ajudar o paciente a lidar com as mudanças emocionais que podem ocorrer após um AVC, como depressão e ansiedade.
O papel do fisiatra é criar um plano de tratamento individualizado para o paciente, definir e coordenar a equipe interdisciplinar, além de prescrever medicamentos e realizar procedimentos para alivio de dor e manejo da espasticidade.
Copyright © 2024 Dra Natalia Paiva – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.