A artrose é uma condição degenerativa das articulações que ocorre quando a cartilagem que reveste as extremidades dos ossos se desgasta. A cartilagem tem a função de amortecer os impactos e permitir um movimento suave e sem dor das articulações. Com o desgaste, a cartilagem fica mais fina, podendo até desaparecer completamente, o que leva a um atrito entre os ossos e causa dor e inflamação na região.
Ela é mais comum em pessoas acima de 65 anos, mas também pode afetar pessoas mais jovens com histórico de lesões articulares ou com doenças inflamatórias crônicas.
Pode afetar qualquer articulação do corpo, mas é mais comum nas articulações dos joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral. Entre os principais sintomas da artrose estão a dor, rigidez e dificuldade para movimentar a articulação afetada. A dor pode ser leve no início, mas tornar-se mais intensa à medida que a doença progride. A rigidez pode ser pior pela manhã ou após um longo período de inatividade, e pode levar a uma redução da amplitude de movimento da articulação.
O tratamento pode incluir diferentes abordagens.
O papel do fisiatra é coordenar e direcionar um plano de tratamento e reabilitação individualizado para cada paciente em conjunto com outros profissionais como, por exemplo, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico. Além disso, o fisiatra fornece orientações sobre mudanças no estilo de vida, avalia necessidade de uso de meio auxiliar, fornece orientações para prevenção de quedas e, quando necessário, pode prescrever medicações e procedimentos.
Em casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada.
Sendo assim, se você ou alguém que você conhece está sofrendo com os sintomas da artrose, não hesite em procurar ajuda profissional de um fisiatra.
Copyright © 2024 Dra Natalia Paiva – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.