A ausência total ou parcial de um ou mais membros pode ser decorrente de causas congênitas ou adquiridas. As causas mais comuns de amputação são lesões traumáticas, como acidentes automobilísticos ou de trabalho, doenças vasculares, como a arteriosclerose, e doenças crônicas como o diabetes.
A reabilitação após a amputação é crucial para ajudar o paciente a se adaptar à nova condição e torná-lo o mais independente possível. Para isso, será necessária uma abordagem interdisciplinar, que pode incluir fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, nutricionista, psicólogo e médico especialista.
O médico fisiatra pode ajudar a desenvolver um plano de tratamento e reabilitação personalizado para cada paciente. Ele fornece orientações para prevenção de deformidades e quedas, cuidados com a pele, avalia necessidade de uso de meios auxiliares de marcha e se o paciente tem condições clínicas para protetização. Se necessário, podem ser usadas medicações para tratamento de dor, bem como procedimentos.
Se você ou alguém que você conhece passou por uma amputação, não hesite em procurar ajuda profissional de um médico fisiatra. Com o tratamento adequado e a reabilitação, é possível recuperar a mobilidade e a independência e voltar a fazer as atividades que amam.
Copyright © 2024 Dra Natalia Paiva – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.